16 de abril de 2021

O que são os POPs (Procedimentos Operacionais Padrozinados) ?

Por brdominio

O POP é um documento que todo estabelecimento que manipula alimentos deve ter, e está previsto nas regulamentações RDC 216 e RDC 275 da ANVISA.

Esse documento precisa conter todos os procedimentos que devem ser realizados na rotina do estabelecimento, explicando obrigatoriamente os processos para realização das seguintes atividades: higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório de água, higiene e saúde dos manipuladores.

Ou seja, o documento nada mais é que um passo-a-passo de determinados procedimentos que devem ser realizados nos serviços de alimentação, estabelecendo assim procedimentos padrões de boas práticas.

Seu maior objetivo é assegurar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos. Para isso, o correto é manter algumas cópias do documento na área de trabalho , de fácil acesso aos manipuladores de alimentos e demais colaboradores, além de oferecer o devido treinamento para capacitar o colaborador a seguir os POPs.

O documento deve ser simples e objetivo, e por exigência deve ser datado, aprovado e assinado pelo responsável do estabelecimento.

Devem conter ainda uma série de itens, como: especificações do setor a que se destina, frequência de execução da operação, produtos e utensílios necessários, nome, o cargo e/ou função dos responsáveis pela atividade, entre outros.