2 de abril de 2021

Posso usar o celular na área de preparo de alimentos?

Por brdominio

Apesar da regulamentação RDC 216 não dizer nada sobre o uso de celular por manipuladores, é importante reconhecer que seu uso na área de manipulação é uma das principais fontes de contaminação.

Isso porque a grande maioria das pessoas costumam deixar seus aparelhos celulares em bolsas, mesas, bolsos e uma infinidade de outros locais. Além disso, as pessoas estão usando seus celulares constantemente, inclusive ao ir ao banheiro. Essas ações viabilizam a contaminação dos alimentos, colocando em risco a saúde dos clientes e dos demais colaboradores.

Em tempos de pandemia o uso de celular se torna ainda mais perigoso. O ideal é que ao chegar ao local de trabalho, o manipulador higienize com álcool gel 70% todos os seus pertences que são frequentemente manipulados: celular, chaves, carteira além de claro, lavar e higienizar também suas mãos. E mantenha esses pertences sempre afastados do local de manipulação de alimentos.

Além disso, o uso de celular também pode gerar uma distração impactando na produtividade e pode inclusive ser o motivo de algum acidente de trabalho.

É papel do empregador dar as devidas orientações e treinamentos aos manipuladores, enfatizando a importância de evitar o uso de aparelhos celulares e outras medidas a fim de garantir seu preparo para seguir as boas práticas.