9 de março de 2021

Quais os EPIs para manipuladores de alimentos?

Por brdominio

A NR 06 determina que é considerado Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos que podem causar danos à saúde e segurança do trabalhador.

Os EPIs são tão importantes pois são eles que garantem a integridade física do colaborador, protegendo-o de perigos biológicos, perigos de acidentes, riscos ergonômicos, entre outros.

Para isto, o empregador precisa cumprir algumas regras, como: disponibilizar gratuitamente todos os EPIs necessários e em bom estado para os colaboradores, efetuar a reposição dos EPIs sempre que for preciso, mapear as áreas que oferecem risco à saúde, criar dentro da empresa programas de segurança do trabalho e realizar simulações de acidentes de trabalho e análise de riscos.

Confira então alguns dos Equipamentos de Proteção Individual que devem ser utilizados em indústrias e serviços de alimentação:

– Avental Térmico Impermeabilizado: Confeccionado a partir de fibras antichamas, o avental térmico é uma excelente proteção;
– Botas de Segurança: Confeccionadas em PVC, tem a função antiderrapante e minimiza o risco de quedas e escorregões;
– Máscaras de segurança: Proteção contra a aspiração de partículas ou vapores tóxicos;
– Toucas de proteção: fundamental para a higienização, as toucas de proteção são descartáveis e de grande usabilidade;
– Mangote de PVC: Protege os braços contra respingos.
– Luvas nitrílicas: Resistentes à diversos produtos químicos, as luvas nitrílicas garantem bom tato e flexibilidade.