23 de fevereiro de 2021

Qual é a forma correta de se fazer a etiquetagem de alimentos?

Por brdominio

A legislação para manipulação de alimentos é muito rígida em relação a validade, procedência, data de manipulação e destino, e a falta dessas informações é um dos maiores motivos de denúncias.

Entram em cena as etiquetas, que são usadas para informar os manipuladores de determinado alimento qual a sua validade, data de manipulação, fornecedor e finalidade.

As etiquetas também devem ser utilizadas para alimentos abertos que não foram totalmente usados.

É importante frisar que existem alimentos que depois de abertos tem sua data de validade mudada conforme consta em sua embalagem original, por isso é necessário estar atento ao preencher a etiqueta.

Geralmente, produtos enlatados ou armazenados em caixinhas não podem ser fechados novamente. Para armazená-los então é preciso utilizar um novo recipiente com tampa etiquetado com todas as informações: produto, marca, lote, selo de inspeção, data de manipulação, validade e responsável pelo preenchimento.

É fundamental que os colaboradores de uma unidade de alimentação estejam treinados para etiquetar os alimentos corretamente e de forma completa, preenchendo todas as informações imprescindíveis.

Assim, a identificação dos alimentos proporciona o controle da manipulação dos mesmos para que não haja desperdícios e também para garantir que nenhum alimento será utilizado fora do seu prazo de validade.